Parashá Yitro - Prédica de José London


5ª parasha do Sefer de Shemot - Livro do Êxodo

Estamos em plena travessia do deserto, três meses após a saída do Egito.

Parasha mais conhecida e sempre lembrada por ser nela que estão os 10 mandamentos que serão lidos amanhã na Torah.

Diferente de grande parte das parashiot que começam com Vaiedaber (e falou), a Parasha de Ytro começa com a palavra
Vaishma (e escutou).

Ytro (Jetro) sogro de Moshe escutou os feitos do criador desde a saída do Egito até a abertura do mar, o que motiva mais tarde sua conversão ao judaísmo.

Mais adiante Moshe escuta conselhos de seu sogro, lhe sugerindo um novo formato de administração judicial que tira de seus ombros a responsabilidade de ser o único e soberano juiz, reduzindo assim as injustiças.

Neste momento Moshe entende e aprende que não há ser humano capaz de decidir sozinho os destinos de um povo e que só dividindo responsabilidades poderia ter êxito como líder.

Nem mesmo Moshe porta voz do Criador teria essa sabedoria, e demonstra sua humildade acatando idéias de seu sogro, mesmo não pertencendo Ytro ao povo judeu.

Escutar, compartilhar, justiça e humildade são ensinamentos que antecedem e criam o ambiente perfeito para a entrega dos 10 mandamentos.

Praticando com mais dedicação estes ensinamentos, estaremos também nos preparando, para receber nossos próprios 10 mandamentos não de forma burocrática, mas íntegros e de modo que possamos usa-los como manual para a vida.

SHABAT SHALOM


PARASHÁ