Parashá LECH LECHA


Prédica - José London

Parashat Lech Lecha
3ª Parasha do Livro de Bereshit - Livro de Genesis


Lech Lecha ....Vai para ti...e não simplesmente Lech, é assim que começa nossa Parasha.

Esse comando indica que Avram está diante não de uma simples emigração, mas de uma ascensão. Na saída de Ur, por causa das perseguições (monoteísmo) seu objetivo era se salvar, ou seja apenas um meio.

Agora ao sair de Charan Avram tinha um objetivo.

Somente em seu interior porque coube a ele ouvir a revelação essa viagem fazia sentido, por isso mesmo essa caminhada tinha que começar passando por dentro de si mesmo.

Vai de ti ...(Lech Lecha).

O sentido dessa mudança exigia que Avram fosse incondicional, não sugerir condições ou questionamentos não fez de Avram um acomodado, muito pelo contrário, ele sabia que estava trocando muitas garantias por incontáveis incertezas.

Essa saída incondicional foi movida por um sentimento maior...o AMOR.

Assim Avram , solitário partiu em direção contrária a tudo que parecia mais lógico, para mais uma vez mostrar à humanidade a coragem de estar em minoria.

Não é fácil ser uma minoria...e nós sabemos disso.

Avram vai para Canaã onde encontra fome. Se refugia no Egito aonde existe abundancia, ao chegar lá faz um acordo com Sarai para poupar a vida de ambos, entregando-a ao Faraó.

Grandes pragas atingem o Egito que conhece então o poder desse D'us único, o Faraó pela 1ª vez liberta uma mulher e também não mata seu marido.

Avram e Sarai estão livres e ainda recebem riquezas do Faraó.

Mais adiante na Parasha, Avram se separa de Lot seu sobrinho, que o acompanhava desde a saída de Charan.

"Não haverá briga entre nós" sentenciou Avram. Se você for para a direita eu irei para a esquerda e se vc for para a esquerda eu irei para direita . Essa foi também uma decisão difícil.

Normalmente optamos pelo choque e pelo embate ao invés de abrir espaço ao outro. Foi assim mais um gesto de amor.

Quando pensamos só em nós mesmos somos egoístas.

Quando pensamos no coletivo optamos pelo amor.

Esse modelo, da escolha do amor como princípio de vida, justifica as mudanças nos nomes de Avram e Sarai ao final da Parasha. O que se iniciou como uma jornada solitária começa assim a se transformar num ato coletivo.

Avram que era o pai de um povo passa a se chamar Avraham, ganhando seu nome mais um "hei" e assim se torna pai de vários povos. Sarai do mesmo modo tem seu nome trocado por Sarah, trocando o iud, que designava uma coisa pessoal, algo com "minha princesa", por Sarah com "hei", agora uma matriarca sem sufixos.

Shabat Shalom.


PARASHÁ