Parashá VAISHLACH - Prédica - José London



Shabat Shalom

Estamos fazendo leitura da Parashat Vaishlach
8ª Parasha do Sefer Bereshit - Livro da Criação
Iakov e sua família estão prestes a atravessar o Rio Iaboc entre o Mar Morto e o Kineret.

Na parasha da semana passada, Iakov durante uma noite solitária, tem um sonho em que vê anjos subindo e descendo uma escada que leva ao Céu.

A Parasha dessa semana começa com Iakov enviando(vaishlach) mensageiros ao encontro do irmão Essav.

A mesma palavra em Hebraico é usada para anjos e mensageiros.

Ainda nessa Parasha novamente numa noite em que estava só, Iakov trava uma luta com um anjo.
Iakov se vê então diante de um embate não só físico mas também espiritual. Isso fica bem claro no versículo 29 do Capitulo 32, quando diz o anjo após abençoar Iakov mudando seu nome para Israel:
"... sarita im elohim vê im anashim va tuchal ". ...lutaste com D'us e com homens e venceste.

Nesse confronto vencido por Iakov, o anjo, que alguns comentaristas também chamam de "um estranho", deixa uma marca em Iakov.

Todos nós já enfrentamos essas noites, em que brigamos com estranhos, que nos confundem sobre a dimensão de nossos conflitos, mas que de qualquer maneira, sejam da ordem do que é humano ou do que é divino, assim como aconteceu com Iakov, nos deixam marcas.

Essas disputas, esses anjos e até os estranhos, nos trazem mensagens.
Não segredos nem mistérios e por isso mesmo cabe a nós decifra-las.

Mais adiante Iakov encontra com seu irmão Essav e ao invés de um novo conflito, como temia Iakov, acontece um carinhoso encontro entre irmãos, que se beijam, se abraçam e choram.

Que a gente possa ter cada vez mais a capacidade de encarar esses anjos, tanto na vida pessoal, mas principalmente a nível coletivo, e que como um povo, tenhamos condições de em breve abraçar esses que agora aparecem como inimigos, mas que são na verdade nossos irmãos.

SHABAT SHALOM



PARASHÁ