KISLEV

é o nono mês do ano e nele acontece a festa de Chanucá. Esta é a única festa que atravessa dois meses (kislev e shevat). A raiz da palavra significa "confiança" ou "fé", tema principal da celebração da Festa das Luzes que marca o início do inverno.

LETRA: samech. Significa "apoiar" ou "amparar". Reflete o sentido de esperança e fé na Providência Divina (bitachon). A forma circular representa o "abraço" que sustenta toda a vida e que se mantém vivo mesmo durante a hibernação da natureza.

ZODÍACO: keshet (arco-sagitário). O pacto do arco-íris (keshet) no texto de Gênesis é um pacto de paz e proteção do Criador que zela por Sua Criação. Expressa a "guerra" espiritual incessante para produzir a paz representada pelos Macabeus que não permitem às luzes se extinguir.

TRIBO: Benjamin. Era a tribo especializada na arte do arco e flecha. É símbolo de confiança (enviado como aval ao Faraó) e é através dele que se processa a paz entre os irmãos e José.

SENTIDO: sono. O sono pressupõe confiança e segurança porque com temor e suspeita não conseguimos dormir. O bom arqueiro depende de uma tranquilidade interna, de um sono, que mantém suas mãos estáveis. É neste mês também que lemos na Torá sobre sonhos na história de José. Kislev é conhecido como "o mês dos sonhos".

FESTA: Chanucá.

MITSVÁ: acendimento de velas.

Quando o mundo escurece e se torna frio no hemisfério norte é chegada a hora de ativar a confiança. Isso vale para as estações do ano e para o ciclo agrícola e de produção. Mas vale também para a vida. Quando não podemos mais contar apenas com a vitalidade - o calor e a luz - temos que confiar no sistema.

Esse é o sentido maior de Chanucá: não se perder a esperança. Sim, é verdade, a luz já está quase apagada, há pouco azeite. No entanto, essa é a essência e o milagre da vida - há renovações, há re-inaugurações e o que parece se extinguir é reavivado. Essa confiança e essa entrega são fundamentais. São elas que resgatam o Templo. Elas representam a chama do shamash, do servidor, de uma simples flama que contém a força de um shemesh, de um sol.

 
 
CHESVAN