ADAR

é o décimo segundo mês. Tem sua origem na raiz "adir" (força). É um mês afortunado e que aponta para um destino próspero. Nele se comemora Purim, a festa que marca a mudança radical do destino dos judeus na Pérsia - de morte e humilhação para vida e respeito. Diz-se: "quando entra Adar se intensifica a alegria". É essa alegria que torna este mês "grávido", sendo o mês bissexto do calendário.

LETRA: kuf. Seu significado é "macaco" (kof). O macaco simboliza a tolice e o jocoso.
Esse é o tom deste mês onde colocamos máscaras e fazemos "macacadas".

ZODÍACO: daguim (peixes). A identidade do judaísmo sobrevive nas águas da Torá.
Purim é triunfo sobre a constante ameaça de erradicar a Torá e seus valores.
Não é possível ao peixe viver fora da água. Também a alegria é vital ao ser humano. Sem ela asfixiamos como um peixe fora d'água.

TRIBO: Naftali. Jacó abençoou seu filho Naftali dizendo: "A vontade de Naftali é satisfeita". A "vontade satisfeita" (s'va ratson) se refere à experiência de profundo deleite em que não se precisa de nada exterior, nada além de si mesmo para se sentir satisfeito. O riso é a manifestação deste estado.

SENTIDO: riso (ts'chok). Quando Sara ouve que irá dar a luz aos 90 anos ela "ri" e nomeia seu filho Isaque como Itschak (ela riu). Isaque está associado ao "medo" (pachad) por conta do episódio de seu sacrifício. A metamorfose do medo ao riso, da ameaça à gratidão, do infortúnio ao carnaval, está intimamente ligada ao significado de Purim e Adar.

FESTA: Purim.

MITSVÁ: embriagar-se de alegria e fantasia.

Adar é um mês de fantasia, onde o imaginário e o sonho mostram sua dimensão terapêutica.
A grande obrigação deste mês é, no dia de Purim, ficar tão embriagado de alegria e "faz de conta" a ponto de não sabermos distinguir entre "Abençoado Mordechai" (o herói) e "Maldito Aman" (o vilão). Estas duas expressões que tem o mesmo valor em sua numerologia representam a possibilidade de transcender a dualidade de "bem e mal".
Não que o mal não exista, e toda a busca de ética e justiça do Judaísmo atesta a disposição de combater o "mal". Porém este é o mês de se esquecer do mal, de fazermos barulho quando ele se mostra e obliterá-lo da realidade. Afirmar o bem é a alma de Adar.

 
 
SHEVAT